Você está aqui:

MARKETING NA ERA DA LONGEVIDADE

Senior couple at home using smartphone
Já ficou para trás o tempo em que os individuos chegavam aos 60/65 anos e iam para os aposentos. Era o que o governo, a sociedade, as empresas e as próprias familias esperavam das pessoas.
Atualmente, dos 60 aos 90 anos a realidade apresenta-se totalmente diferente. É um período em que a grande maioria das pessoas vive com plena capacidade de produzir, trabalhar, consumir, empreender, investir, viajar, tomar decisões, enfim, viver a vida.
Para as empresas e o marketing, no entanto, parece que essa realidade ainda nao chegou.
Os produtos fabricados por nossas indústrias mudaram significativamente no aspecto tecnológico. As lojas ficaram mais iluminadas, design mais bonito, mais atraentes. O marketing, com suas campanhas que enaltecem a beleza, a vitalidade, limitam a vida aos 50 anos.
É como se as pessoas de mais idade, principalmente acima de 60 anos, fossem incapazes de ir a um supermercado, a uma loja qualquer para fazer compra.
Resultado, essa população gigantesca não se sente representada junto a nossas indústrias, as empresas de comércio e sequer pelas campanhas de marketing.
No Brasil somos 53 milhões de pessoas acima de 50 anos. 33 milhões acima de 60, segundo IBGE. 
Em termos econômicos, um PIB de 2.5 trilhões de reais. Aproximadamente, 500 bilhões de dólares por ano.
Tá na hora da ficha cair!
Com a idade pensamos diferente. É importante compreender que passamos, não apenas por mudanças físicas mas também psicológicas. Temos uma visão diferente de mundo com valores e necessidades diferentes. As prioridades mudaram, o que significa que o que nos motiva também mudou.
Em outras palavras, essa população tem necessidades não satisfeitas. Traduzindo, uma gama enorme de oportunidades para as empresas.

Por Carlos Hertzog – SêniorCom

Facebook

Artigos relacionados...